Com cinco do Sada Cruzeiro, Brasil lidera grupo C do Mundial Juvenil

14/09/2015 at 19:01

Rodriguinho, Robert e Cachopa em ação no Mundial. Cruzeirenses dominam o time titular do Brasil – Fotos: FIVB

Os cruzeirenses seguem fazendo bonito com a camisa da seleção brasileira. No México, cinco jogadores do Sada Cruzeiro, além do fisioterapeuta Alysson Zuin, defendem a amarelinha na disputa pelo pentacampeonato do Mundial Juvenil. E depois de conseguir três vitórias na fase classificatória, disputada na cidade de Mexicali, o Brasil segue invicto para a segunda etapa da competição. O time bateu a China neste domingo, 13/09, por 3 a 1, e garantiu o primeiro lugar do grupo C.

A preocupação de estar em uma das chaves mais fortes do torneio foi logo superada pelos jovens atletas brasileiros, que venceram Cuba, Irã e China sem precisar encarar um tie-break sequer. E em todas as partidas os cinco cruzeirenses estiveram em quadra e foram importantes para a classificação. Fernando Cachopa, levantador e capitão da equipe, é titular ao lado dos companheiros cruzeirenses Rodriguinho, ponteiro, e dos centrais Rômulo e Robert. Leozinho, jovem talento formado na base da Raposa, entrou nos três confrontos e, segundo o técnico Léo Carvalho, mudou a história do último jogo ao substituir o ponteiro Douglas Souza no quarto set.

Leozinho aparece em segundo nas estatísticas de saque da competição

“Eu tenho entrado em todos os jogos, principalmente para sacar, e estou acostumado com esse papel que o treinador me deu. Contra a China tive a oportunidade de entrar para jogar mesmo e me saí bem, junto com meus companheiros. Fica mais fácil também porque trouxemos o entrosamento do time pra cá e isso cria um clima positivo. É bom jogar ao lado de quem a gente já conhece muito bem. Isso só trás coisa boa para a equipe, que está muito focada, unida e concentrada, e os bons resultados estão aparecendo”, contou Leozinho, o segundo melhor sacador do campeonato.

Rodriguinho é um dos destaques do Brasil no Mundial Juvenil

Outro destaque, o ponteiro Rodriguinho, maior pontuador do duelo contra a China, com 15 acertos, concordou com o amigo sobre a importância da presença dos colegas de clube na seleção. “Nós ficamos em uma chave muito difícil, a mais equilibrada do campeonato, tanto que até alguns jornais daqui chamaram de grupo da morte. Então tivemos que lutar bastante para passar em primeiro e acredito que a nossa partida contra a China foi a mais equilibrada do campeonato ate o momento. Por isso acho que tem ajudado bastante jogar com Cachopa, Rômulo. O Leozinho entrou também no último jogo e teve um momento em que tinha cinco do Sada em quadra! A gente se sente bem jogando com aqueles com quem já treinamos diariamente e confiamos muito uns nos outros”, explicou o cruzeirense.

Na corrida pelo título do Mundial Juvenil, 16 equipes iniciaram o torneio divididas em quatro grupos. Na segunda fase, o Brasil integra o grupo E ao lado de Turquia, Eslovênia e Argentina, adversário do próximo confronto brasileiro. As seleções se enfrentam nesta terça-feira, 15, às 18h (horário de Brasília), em Tijuana, no México.

Dos seis titulares da seleção, quatro são atletas do Sada Cruzeiro: Fernando Cachopa, Rodriguinho, Robert e Rômulo

Tabela Brasileira na 2ª Fase – Grupo E

15/09 (quarta-feira) – BRASIL x Argentina – às 18h (horário de Brasília)

16/09 (quinta-feira) – BRASIL x Eslovênia – às 21h (horário de Brasília)

17/09 (sexta-feira) – BRASIL x Turquia – às 21h (horário de Brasília)

Campanha Brasileira na 1ª Fase – Grupo C

11/09 (sexta-feira) – BRASIL 3×0 Cuba – (25/21, 25/18 e 25/15)

12/09 (sábado) – BRASIL 3×0 Irã – (25/11, 25/18 e 25/21)

13/09 (domingo) – BRASIL 3×1 China – (26/24, 25/22, 23/25 e 25/22)

Categoria: Categorias de base, Elenco