Cinco campeões nacionais do Sada Cruzeiro são chamados para a seleção brasileira

13/04/2015 at 18:20

Em meio às comemorações do tricampeonato da Superliga, conquistado nesse domingo, na vitória sobre o Sesi-SP por 3 a 1 no Mineirinho, cinco cruzeirenses ganharam mais uma razão para celebrar. Na manhã desta segunda-feira, 13/04, o técnico Bernardinho, da seleção brasileira, anunciou a lista dos atletas inscritos na Liga Mundial 2015, que conta com cinco jogadores do Sada Cruzeiro. O oposto Wallace, os centrais Isac e Éder e os levantadores William e Fernando Cachopa foram chamados para vestir a amarelinha.

Merecidamente, William e Éder estão de volta à seleção – Fotos: Pedro Vilela – Agência i7

O primeiro a ser citado pelo comandante foi o central Éder. “É um jogador de grande experiência, que sabemos exatamente o que pode nos dar. Ele foi importante na vitória do Sada Cruzeiro ontem (domingo), foi consistente nos seus pontos fortes, no saque, no bloqueio. E ele está presente e continua fazendo parte deste grupo”, disse Bernardinho, que também explicou o convite a Isac.

“Ele já esteve conosco e ficou um período afastado por questões físicas. Mas fez uma temporada mais regular, consistente e equilibrada na parte física. Nossa ideia é deixá-lo o maior tempo possível em quadra, pois é um atleta que pode nos dar algo mais por sua juventude e pela sua capacidade. Certamente este será um ano de espaço e confirmação para o Isac, para que ele possa se tornar um ponto de referência para a nossa seleção”.

Wallace e Isac brilharam na final da Liga e também ouviram seus nomes no anúncio do treinador

Sobre Wallace, Bernardinho afirmou que é o oposto titular da equipe nas últimas campanhas e, segundo ele, deve continuar crescendo. “Wallace também teve uma ótima atuação na final da Superliga, cresceu muito nessa reta final e foi decisivo ontem. E ser decisivo em momentos importantes é algo que faz um jogador como ele evoluir em um cenário internacional”, disse o treinador.

Por fim, foram anunciados os nomes da dupla de levantadores cruzeirenses: William e Fernando Cachopa. Sobre o primeiro, Bernardo destacou que teve antes uma conversa com William, e que ele retorna à seleção para brigar por uma vaga no grupo principal da Liga Mundial.

E o garoto Fernando Cachopa chega com um objetivo diferente. “O Fernando é o jovem nome da lista. Ele ainda integra a seleção juvenil, joga o Campeonato Mundial Juvenil neste ano, o Sub-23 e o Pan-Americano. É um talento muito especial que vai treinar com a seleção B, mas compõe a lista da seleção principal e vai estar trabalhando em competições importantes. Nós acreditamos que ele possa vir a ser um ponto de referência da seleção principal para o próximo ciclo olímpico”, finalizou Bernardinho.

Aos 19 anos, Cachopa comemorou muito a presença na lista e agradeceu os elogios de Bernardinho

Elogiado pelo comandante do esquadrão nacional, o jovem Cachopa, de 19 anos, afirmou que seu objetivo é continuar crescendo. “Ouvir isso de um técnico que é referência no mundo é uma motivação enorme para eu continuar me dedicando, trabalhando e seguir evoluindo para, com o passar do tempo, poder conquistar espaços no cenário do vôlei. Eu ainda sou jovem sim, ainda sou uma aposta para o futuro, mas vou continuar dando o meu melhor para conseguir assumir essas responsabilidades, que cada vez são maiores”, disse o levantador mais jovem da Superliga 14/15. E ele creditou parte da convocação ao bom momento que vive no clube cinco estrelas.

“A ansiedade batia no início da temporada, mas à medida que o tempo foi passando eu fiquei mais confiante e tranquilo. E acho que o grupo e a comissão técnica também passaram a confiar cada vez mais em mim. Eu tenho que agradecer muito ao Marcelo Mendez por essa oportunidade, única na minha idade. Ter que fazer a “máquina” continuar girando na ausência do William é bem complicado, mas acho que consegui fazer essa função, o que ajudou muito para essa convocação do Bernardo”, concluiu.

Confira a lista completa divulgada pelo treinador

PONTEIROS: Felipe Fonteles, Ricardo Lucarelli, Lucas Lóh, Maurício Borges, Murilo Endres e Samuel Fuchs;

CENTRAIS: Éder Carbonera, Isac Viana, Lucas Saatkamp, Riad Ribeiro, Maurício Souza e Sidão;

OPOSTOS: Evandro Guerra, Renan Zanatta Buiatti, Leandro Vissotto e Wallace Souza;

LEVANTADORES: Bruninho Rezende, William Arjona, Murilo Radke, Rapha e Fernando Kreling;

LÍBEROS: Felipe, Mário Jr, Tiago Brendle e Serginho Escadinha.

Categoria: Elenco