Ministro do Esporte, George Hilton, prestigia jogo da Superliga em Contagem

01/03/2015 at 13:47

A torcida do Sada Cruzeiro contou na noite desse sábado, 28/02, com o apoio do Ministro do Esporte, George Hilton, que acompanhou das arquibancadas o duelo entre o time celeste e o Sesi-SP, com vitória dos paulistas por 3 a 1. Com residência em Contagem, quando não está em Brasília, George Hilton assistiu pela primeira vez uma partida dos cruzeirenses no Ginásio do Riacho. Ele vestiu a camisa do anfitrião, como um gesto de cordialidade, mas fez questão de exaltar a torcida pelo esporte em geral.

Na oportunidade, George Hilton se encontrou com o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, que aproveitou para reforçar as propostas de um documento entregue ao ministro, no início de fevereiro, pela Associação dos Clubes de Vôlei – ACV, em Brasília. O texto elaborado pelo Sada Cruzeiro apresenta uma série de sugestões para o crescimento do voleibol, envolvendo questões como a organização dos campeonatos e a formação de atletas.

Ministro George Hilton, com o presidente celeste, Vittorio Medioli, e os jogadores Wallace e Leal – Foto: Renato Araújo – Divulgação Sada Cruzeiro

“Eu recebi essas propostas com muito entusiasmo. E são questões que eu quero implementar. É preciso fortalecer os clubes formadores e o trabalho que é realizado aqui pelo Sada Cruzeiro é espetacular. Os clubes formadores tem um papel fundamental na descoberta de talentos que representarão o país nos jogos olímpicos, nas competições internacionais e nacionais. É um dever meu, como ministro, de apoiar essa iniciativa. A ideia é também da gente fazer com que a Lei de Incentivo ao Esporte seja utilizada para fortalecer ainda mais os clubes formadores. Temos que fazer com que esses recursos sejam utilizados de forma democrática para o fortalecimento desses clubes. Queremos também aprovar, no congresso, o Sistema Nacional do Esporte, que terá o objetivo de fortalecer as entidades que atuam nos estados e municípios”, afirmou o ministro George Hilton.

O Sada Cruzeiro, campeão Mundial em 2013, bicampeão Sul-Americano e da Superliga, está entre os clubes de maior investimento do voleibol brasileiro. Desde a criação da equipe, em 2006, quando ainda tinha como sede Betim, o clube vem lutando por melhorias na modalidade.

“Para nós foi uma honra receber a visita do ministro, que veio conhecer a nossa realidade. O Sada Cruzeiro faz sua parte, com um projeto sólido, com foco em resultados e também na continuidade do esporte, com as escolinhas de vôlei e as categorias de base. Mas é preciso que o vôlei em geral tenha uma sustentabilidade, que os clubes consigam se manter, fazer projetos de longo prazo, dando segurança aos jogadores em atividade, e que se priorize a formação de atletas”, destacou o presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli.

As propostas apresentadas ao ministro podem ser acessadas aqui.

Categoria: Categorias de base, Superliga