Sada Cruzeiro reforça campanha de conscientização do câncer infanto-juvenil

11/11/2014 at 21:22

Time celeste recebe a visita de dois guerreiros da Fundação Sara que lutam contra a doença. O central Douglas Cordeiro se sensibilizou e aderiu a um novo corte de cabelo

Samuel foi o responsável por raspar o cabelo do central Douglas, que aderiu à campanha Novembro Dourado – Foto: Divulgação Sada Cruzeiro

Dois garotos mudaram a rotina do Sada Cruzeiro nesta terça-feira, 11/11. O time, que se prepara para encarar o São Bernardo nesta quinta, às 20h, em Contagem, deu uma pausa na intensa programação de treinamentos para receber a visita de dois guerreiros que estão sendo atendidos pela Fundação Sara, instituição que apoia crianças e jovens em tratamento de câncer em Belo Horizonte.

Samuel, que acabou de completar 18 anos, e João Vitor, de apenas quatro, comoveram a equipe celeste. O resultado foi o novo corte do central Douglas Cordeiro, que ficou totalmente careca. A ação do jogador, apoiada pelos colegas, é para fortalecer a causa da Fundação Sara Albuquerque Costa, que comemora neste mês o Novembro Dourado, uma campanha de conscientização sobre a doença. O dia 23 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil.

O garotinho João Vitor também tentou contribuir para o novo corte do central

Para Douglas Cordeiro, foi um gesto simples. “É um gesto de solidariedade por tudo o que eles passam. A gente não faz a mínima ideia do que é o desafio na vida deles, passando por essa grande provação de saúde. A gente tenta ajudar o máximo possível. Foi muito bom receber a visita deles aqui, compartilhar essa alegria. E aproveito para chamar a atenção das pessoas para as criancas que sofrem com a doença, porque não é só o remédio que vai curá-los. Tenho certeza de que esse apoio, essa atenção que a gente pode dar, também faz toda a diferença. Achei que o cabelo não ficou muito bom, mas faria de novo, com certeza”, brincou o central.

A homenagem de Douglas foi especial também para o líbero Serginho, que já apoia há quatro anos a fundação e é considerado um padrinho. “Que este novembro seja dourado e que as pessoas abracem a causa para que menos crianças tenham o diagnóstico retardado por falta de informação. Foi sensacional o gesto do Douglas, que tem uma noção ampla do mundo, pensa no próximo e está sempre ajudando em diversas causas”, enfatizou o atleta.

Serginho, padrinho da Fundação Sara, ainda bateu bola com Samuel antes do treino do Sada Cruzeiro

A Fundação Sara oferece, desde 2010, estrutura para pessoas do interior que estão em tratamento na capital, com hospedagem, alimentação e transporte para hospitais, apoio psicológico, serviço social, entre outros projetos.

Leudson Ederson é pai do garotinho João Vitor, de apenas 4 anos, que há quatro meses faz tratamento de leucemia. “O tratamento está sendo até tranquilo. Somos de Ipatinga e, se não tivesse esse apoio da fundação, seria muito difícil fazer esse tratamento em Belo Horizonte”, conta o pai.

Conhecer de perto o Centro de Treinamento do Sada Cruzeiro também foi emocionante para o jovem cruzeirense Samuel de Paula, que faz quimioterapia para tratar um tumor no olho. “Ele (Douglas) é muito legal. Ele pensa muito nas outras pessoas, em fazer o bem aos outros. Foi muito legal da parte dele. Não imaginava que ele faria isso. É bom porque mostra o problema para muita gente. E foi a primeira vez que ajudei a raspar o cabelo de alguém. Fiquei muito feliz”, contou o jovem.

Para o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, um dos principais desafios é realmente o diagnóstico tardio do câncer infanto-juvenil. “O vôlei é um sinônimo de saúde, de bem estar, de força. E do outro lado tem o câncer, que é uma doença que hoje está em quase todas as famílias e é muito agressiva, especialmente o câncer infantojuvenil. Um grande problema que nós temos é com o diagnóstico, que geralmente é muito tardio, por falta de conhecimento, de informação”, disse ele.

“O fato de uma equipe de vôlei como o Sada Cruzeiro apoiar essa causa significa que nós vamos levar a nossa causa para um número grande de pessoas, que precisam ficar atentas. Os pais, tios, educadores, precisam ficar atentos aos sinais e sintomas. O câncer não escolhe raça, cor, credo, atinge todas as classes sociais. O grande desafio que temos é com o diagnóstico. Os sinais do câncer são muito similares às patologias comuns. É preciso investigar, e rápido”, finalizou o presidente da instituição.

Fundação Sara Albuquerque Costa

Telefone para contato: (31) 3284-7690

E-mail: conhecimentoesaude@fundacaosara.org.br

Site: www.fundacaosara.org.br

Categoria: Elenco, Superliga