Com emoção do início ao fim, seleção de MG é superada pelo ES, que chega à semifinal do Brasileiro

26/09/2014 at 3:27

Garotos de Minas Gerais lutam muito, mas não passam pelo inspirado selecionado do Espírito Santo – Foto: Ana Flávia Goulart – Divulgação Sada Cruzeiro

A Seleção Mineira, que chegou invicta à fase final do Campeonato Brasileiro de Seleções, foi superada pelo Espírito Santo nesta quinta-feira, 25/09, depois de um jogo disputadíssimo. Com parciais de 17/25, 25/21, 25/23, 11/25 e 15/8, o selecionado capixaba fez 3 sets a 2 no anfitrião do torneio e ficou com a vaga na semifinal.

O adversário do Espírito Santo na próxima fase será o Rio Grande do Sul, do levantador do Sada Cruzeiro e da seleção brasileira Cachopa e do central Franco, também do plantel celeste. O time dos últimos  cruzeirenses postulantes ao título superou o esquadrão paranaense também nesta quinta-feira, por 3 sets a 1, e disputa um lugar na decisão já nesta sexta-feira, 26, às 17h. Antes disso, na outra semifinal, São Paulo e Santa Catarina duelam às 15h. Já o plantel de Minas Gerais encara o Paraná na disputa pelo 5° lugar do torneio às 13h.

Issanayê Ramires, treinador do time mineiro, lamentou as falhas cometidas no jogo desta quinta-feira. “O Espírito Santo nunca chegou tão longe no Campeonato Brasileiro de Seleções e acho que por isso eles fizeram o jogo da vida deles. Eles tiveram muitos méritos, foram excepcionais no ataque e nós não soubemos anular o jogo deles, temos que aprender a lição. Todos os nossos meninos têm um grande futuro pela frente e o processo de desenvolvimento do atleta não é feito só de vitórias, é construído também com as derrotas. E, às vezes, nas derrotas aprendemos mais do que nas vitórias”, comentou o técnico.

“Eu joguei lá no Espírito Santo e sei como eles são aguerridos, conheço grande parte do time e eles estão de parabéns. Eles fizeram um ótimo jogo, mas a gente desperdiçou muitos contra-ataques em momentos importantes, não conseguimos impor nosso ritmo. A partida foi definida nos detalhes e o detalhe favoreceu a eles. Mas amanhã já temos outra luta, precisamos tirar o aprendizado de hoje para encarar a disputa pelo 5° lugar de cabeça erguida”, alertou o ponteiro do Sada Cruzeiro John Chamone.

Também na sexta-feira os já eliminados Paraíba e Distrito Federal e Amazonas e Rio de Janeiro entram em quadra às 9h e às 11h, respectivamente, para definirem suas colocações na classificação final do Brasileiro de Seleções.

O Jogo

O time mineiro começou melhor no primeiro set. Com um saque muito bom e cinco pontosdo fundamento só do ponteiro cruzeirense Leozinho na etapa, MG impôs seu ritmo de jogo e abriu o placar. No segundo e terceiro set, o time do Espírito Santo demonstrou porque chegou à fase final dando trabalho aos favoritos, empatou e virou o confronto.

O embate seguiu equilibrado, mas os donos da casa reencontraram o bom voleibol e, com larga vantagem, levaram a definição para o tie-break. O set desempate começou disputado ponto a ponto, com as equipes se alternando na liderança do placar. Porém, muito eficiente nas viradas de bola, o Espírito Santo cresceu no jogo, se aproveitou dos erros do adversário, e garantiu a vitória e a classificação para a semifinal.

 

Categoria: Categorias de base