Técnico multicampeão e orgulho argentino, Marcelo Mendez leva Sada Cruzeiro para fase final do Mundial

08/05/2014 at 20:18

Só nesta temporada, o vitorioso comandante já levantou cinco canecos - Foto: Renato Araújo - Sada Cruzeiro

Ele chegou ao Brasil em 2009 e, desde então o vôlei nacional e a trajetória do Sada Cruzeiro nunca mais foram as mesmas. E a partir desta sexta-feira, 08/05, o treinador Marcelo Mendez conduz o time celeste para mais uma fase final de Campeonato Mundial de Clubes. Jogando em casa, o técnico argentino chega na reta decisiva da disputa intercontinental com os títulos de todos os torneios que disputou na temporada 2013/14: o Campeonato Mineiro, o Mundial de 2013 em Betim, a Copa Brasil, o Sul-Americano e a Superliga.

Credenciais de um treinador experiente, referência no vôlei brasileiro e mundial, e que em seu país, é claro, é motivo de orgulho. É o que conta o levantador Gonzalez, capitão da equipe argentina UPCN.

“O que ele está fazendo é muito grande. Tantos títulos em tão pouco tempo, é incrível. É um espetáculo. É um técnico com quem não tive a sorte de trabalhar, mas todos falam muito bem. É muito bom saber que um treinador argentino é campeão do mundo, atingiu esse máximo nível”, afirma Gonzalez.

Os números registrados pelo treinador argentino no Brasil começam em 2009, antes mesmo de assumir o comando do Sada Cruzeiro, quando ele dirigiu por alguns meses a equipe de Montes Claros e foi campeão estadual pela primeira vez. E a partir de 2010, pelo time cruzeirense, chegou a 15 finais consecutivas, garantindo 12 troféus.

O sucesso do técnico do Sada Cruzeiro, que também já dirigiu a seleção da Espanha, times da Itália e da própria Argentina, reflete no trabalho dos profissionais de seu país, reconhecidos internacionalmente como competentes treinadores. “Marcelo é um técnico muito dedicado. Com uma grande formação cultural, e tudo o que faz é muito bom para nós, treinadores argentinos. É um amigo de longa data e fico feliz pelo seu sucesso”, disse Fabian Armoa, treinador do UPCN, também classificado para a fase final.

O central da equipe italiana elogiou muito o compatriota

Jogando hoje na Europa, o central argentino Solé, que defende o Trentino da Itália, também comemora a trajetória do treinador. “O Marcelo fez muita coisa grande e importante até aqui. Em nível mundial, é hoje o melhor técnico, pois já ganhou duas vezes o Campeonato Brasileiro, e é campeão do mundo. Ele comanda uma equipe que trabalha muito e joga muito bem. Fico contente de ver um argentino indo tão bem, é magnífico”, afirmou.

Em Mundiais, esta será a terceira vez que o Sada Cruzeiro disputa uma fase final do torneio. Na edição disputada em 2012, em Doha, no Catar, o time brasileiro estreou e já foi vice-campeão. No ano passado, Mendez e seu grupo estrelado conquistaram o título histórico. Agora, novamente em casa, o time sonha com mais um título Mundial.

“É o nosso objetivo. É um campeonato muito difícil, com grandes potências do vôlei mundial, mas vamos lutar por isso. Sempre quero vencer, entro para ganhar, para fazer cada vez melhor e o clube me oferece toda a estrutura para isso. Quando vim para o Brasil, há mais de cinco anos, não imaginava conquistar tanto. Mas quero mais”, ressaltou Marcelo Mendez, aguardando o adversário das semifinais do Mundial.

Categoria: Mundial de Clubes