Sada Cruzeiro, UPCN e o russo Belgorod já estão confirmados no Mundial de 2014

24/03/2014 at 19:26

Coletiva de imprensa foi realizada no Barro Preto para anunciar as novidades da competição - Foto: Renato Araújo / Sada Cruzeiro

Na edição de 2014, o Mundial de Clubes reunirá, novamente, oito esquadrões de todo o mundo. Organizador e atual campeão, o Sada Cruzeiro qualificou-se automaticamente para o torneio, além de ser também o detentor do título Sul-Americano de 2014. Por isso, a vaga do representante na América do Sul ficou com o argentino UPCN, o segundo colocado. O terceiro participante já confirmado é o russo Belogorie Belgorod, que venceu a final da Champions League por 3 a 1 nesse domingo, 23/03, contra o Halkbank, da Turquia, e representa a Europa.

Haverá também um participante da NORCECA (América do Norte, América Central e Caribe) e ainda outras duas equipes convidadas. A relação de todos os outros clubes deverá estar completa no início de abril, com o término dos torneios continentais.

Os oito times serão divididos em dois grupos de quatro na fase classificatória. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. As equipes vencedoras se classificam para a decisão e as perdedoras, para a disputa de terceiro lugar.

Ao contrário dos últimos anos, o Campeonato Mundial de Clubes será disputado ainda no primeiro semestre, para que os campeões continentais, que garantirem o direito de participar do torneio, possam fazê-lo no final da temporada regular, de outubro a maio. E, somente após esse período, os atletas ficariam à disposição das seleções de seus países. O ajuste no calendário feito pela FIVB atende a uma reivindicação dos próprios clubes, que assim terão seus principais jogadores por, no mínimo, oito meses por temporada.

Esta será a segunda vez que o estado de Minas Gerais receberá o Mundial. Em 2013, ao bater na final os russos do Lokomotiv Novosibirsk, o Sada Cruzeiro pôs fim a uma hegemonia de oito anos seguidos com equipes da Itália no lugar mais alto do pódio. O Trentino Diatec, que também jogou em Betim, é o maior vencedor, com quatro títulos consecutivos nas edições disputadas em Doha, no Catar, de 2009 a 2012.

Criado pela FIVB em 1989 como a mais importante competição entre clubes em nível mundial, o Campeonato Mundial foi descontinuado em 1992 e só foi retomado em 2009.

A primeira vez que o torneio aconteceu no Brasil foi em 1991, em São Paulo.

Categoria: Mundial de Clubes