Cruzeirenses derrotam Vivo Minas e garantem liderança do grupo B

22/02/2014 at 1:13

No clássico que agitou a fase classificatória do Campeonato Sul-Americano de Clubes, o Sada Cruzeiro derrotou o Vivo Minas por 3 sets a 1, na noite dessa sexta-feira, 21/02, garantindo o primeiro lugar do grupo B do torneio continental. Jogando muito bem, os celestes bateram o adversário de virada na Arena JK, em Belo Horizonte, com parciais de 22/25, 25/17, 25/19 e 26/24.

Em busca do bicampeonato, os cruzeirenses vão entrar em quadra na primeira semifinal deste sábado, 22, às 19h, enfrentando o segundo colocado da chave A, que sairá do confronto entre os argentinos Boca Juniors e UPCN, no fechamento da última rodada. A segunda semifinal acontecerá às 21h deste sábado.  E a grande decisão já é no domingo, às 20h30, com transmissão ao vivo do Sportv.

No duelo contra o Minas, brilhou a dupla de ataque azul, com Wallace marcando 23 pontos e o cubano Leal com 21. Eles foram os maiores pontuadores do confronto.

A atuação do grupo agradou ao comandante Marcelo Mendez. “Encontramos nosso jogo hoje e o importante é que o time se apresentou bem e foi uma boa preparação para a fase semifinal. Agora teremos que esperar o nosso rival”, disse o treinador.

Para o libero Serginho, independente do adversário, o time está preparado. “Todo campeonato que a gente entra é para ganhar. Conseguimos nosso objetivo hoje, que era a vitória. Acho que o Minas guardou um pouco de energia para a próxima fase, mas nós entramos com 100%. Independente do adversário, a gente quer é ganhar o jogo e vamos firmes para a semifinal de sábado”, destacou o defensor azul.

Cruzeirenses batem minastenistas na casa do adversário e lideram o grupo - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

O jogo

No primeiro set o Vivo Minas foi beneficiado pelos erros do Sada Cruzeiro. O time tentava em vão forçar o saque, enquanto o dono da casa tinha eficiência no serviço e abriu 16 a 11 no segundo tempo técnico. A partir daí, os cruzeirenses reagiram após boa passagem de PV no saque e encostaram em 21 a 19, com bloqueios e contra-ataques, mas não foi suficiente para segurar o Minas, que fechou em 25 a 22.

Mais concentrado no segundo set, o Sada Cruzeiro desconcertou a recepção do Vivo Minas com saques muito potentes e marcou quatro aces. A etapa foi equilibrada até o placar de 8 a 7 para os minastenistas, mas, em seguida, só deu Sada Cruzeiro, que foi muito superior em quadra. O time seguiu muito bem nas viradas de bola e venceu com tranquilidade em 25 a 17.

O bom ritmo da Raposa continuou no terceiro set, com o elenco solto, muito eficiente no ataque, no saque e aproveitando os contra-ataques para abrir 16 a 12. O Minas ainda conseguiu uma reação, e, com dois bloqueios seguidos encostou em 16 a 17. Mas, sem se abalar, os celestes seguiram bem e anotaram 25 a 19, virando o placar em 2 a 1.

A última etapa foi a mais disputada. As equipes se revezaram na liderança do placar durante todo o set, principalmente após o vigésimo ponto. Porém, empurrado pelo apoio do torcedor cruzeirense – que compareceu em peso e fez muito barulho na Arena, o Sada Cruzeiro seguiu com uma boa relação saque-bloqueio e fechou a partida.

Sada Cruzeiro – William, Wallace, Isac, Éder, Filipe, Leal e o líbero Serginho. Entraram: PV e Lucas Salim. Técnico Marcelo Mendez.

Vivo Minas – Marcelinho, Franco, Otávio, Henrique, Locas Loh, Maurício e o líbero Lukinhas. Entraram: Rapha, Evandro e Leo Mineiro. Técnico Ricardo Picinin.

 

Tabela de Jogos

Sábado, 22/02

Semifinais

Domingo, 23/02

17h30 – Disputa 3° lugar

20h30 – Final

 

Quarta, 19/02

15h – Boca Juniors (ARG) 3 x 0 Club Liga Nacional (PER)

17h – Sada Cruzeiro (BRA) 3 x 0 Nacional (URU)

19h30 – Vivo/Minas (BRA) 3 x 0 Club ADO (CHI)

21h30 – UPCN (ARG) 3 x 0 Club Universidad La Salle (BOL)

Quinta, 20/02

15h – Boca Juniors (ARG) 3 x 0 Club Universidad La Salle (BOL)

17h – Sada Cruzeiro (BRA) 3 x 0 Club ADO (CHI)

19h – Vivo/Minas (BRA) 3 x 0 Club Liga Nacional (PER)

21h – UPCN (ARG) 3 x 0 Nacional (URU)

Sexta, 21/02

15h – Nacional (URU) 0 x 3 Club ADO (CHI)

17h – Club Liga Nacional (PER) 3 x 1 Club Universidad La Salle (BOL)

19h – Vivo/Minas (BRA) 1 x 3 Sada Cruzeiro (BRA)

21h – Boca Juniors (ARG) 2 x 3 UPCN (ARG)

Categoria: Sul-Americano