Sada Cruzeiro vence Sesi-SP e é campeão da Copa Brasil

25/01/2014 at 17:13

Time azul bateu o Sesi por 3 a 2 e levantou mais um caneco - Foto: Ivan Amorin/Divulgação CBV

Pela terceira vez nessa temporada, os atletas do Sada Cruzeiro puderam gritar, é campeão! Na manhã deste sábado, 25/01, em um jogo incrível na final da Copa Brasil em Maringá-PR, o time celeste bateu o Sesi-SP por 3 sets a 2, (21/17, 15/21, 16/21, 21/15 e 23/21) e garantiu o título nacional. No duelo emocionante, as duas equipes se revezaram na liderança do placar e os cruzeirenses levaram a melhor no set decisivo, que só terminou em 23 a 21. O dourado troféu celeste vai se juntar a outros dois conquistados na temporada, o do Tetracampeonato Mineiro e o do Mundial de Clubes.

A equipe mineira, que chegou às decisões de todos os torneios que disputou desde 2010, atingiu sua 13ª final seguida muito motivada. A meta era chegar ao seu décimo título nesse período. E foi o que fizeram os guerreiros azuis, que jogaram muito e superaram o forte saque do elenco paulista.

O técnico Marcelo Mendez destacou a superação de seu grupo e o grande duelo em quadra. “Foi uma final muito emotiva, um grande espetáculo. Os dois times se entregaram ao máximo e os pequenos detalhes definiram a partida. Nosso time está de parabéns, mais um torneio conquistado e vamos disputar o Sul-Americano. Houve muita superação. Em um momento que parecia que estava tudo para o lado do Sesi, que colocou muita pressão no saque, nós tivemos a tranquilidade necessária para voltar ao jogo. No quarto set começamos a trabalhar melhor nosso saque, bloqueio e defesa. A entrada do Luis Diaz ajudou muito e tenho que parabenizar a todos os atletas, que lutaram o tempo todo. Todo o grupo está de parabéns”, disse o treinador.

E quem saiu do banco para ajudar a mudar o rumo da partida, comemorou muito. “Eu estava com muita vontade de jogar. Acredito que merecemos a vitória porque jogamos com mais coração. A gente já esperava um jogo muito disputado. O Sesi é muito forte e foi uma grande batalha. Estou muito feliz por ter ajudado o time e agora vamos pensar nos próximos desafios”, disse o ponteiro Luis Diaz.

Sul-Americano

Com o título da Copa Brasil, o Sada Cruzeiro será o representante brasileiro em mais uma competição internacional. Em fevereiro o clube disputará o Campeonato Sul-Americano, que será um bom aquecimento para a fase final da Superliga, e também para o Mundial de Clubes, em maio, quando os cruzeirenses, anfitriões, vão defender o inédito título conquistado no ano passado.

O jogo

Cruzeirenses souberam usar a experiência e venceram um confronto emocionante Foto: Ivan Amorin/Divulgação CBV

O ponteiro Lucarelli, do Sesi, foi o maior pontuador da partida, com 20 acertos, seguido por Wallace com 16 e Leal com 14.

As equipes fizeram um primeiro set muito equilibrado, mas o Sada Cruzeiro sacou melhor e ainda conseguiu pontos importantes no bloqueio. Na segunda parcial, os cruzeirenses diminuíram a potência no saque e o Sesi melhorou no fundamento, com isso o sistema defensivo fez a diferença para os paulistas.

Lucão, no saque, venceu o terceiro set para o time adversário. Ele sacou oito vezes seguidas, com o Sesi abrindo sete pontos. O técnico Marcelo Mendez fez mudanças no elenco para tentar acertar a linha de passe. O ponteiro venezuelano Luis Diaz entrou bem, mas foi o suficiente apenas para os mineiros diminuírem um pouco a diferença em 16/21 e voltarem mais motivados para a próxima etapa.

No quarto set o Sada Cruzeiro viveu novo momento. O time paulista não conseguiu manter o ritmo, cometeu muitos erros e os mineiros, superiores em quadra, empataram com tranquilidade em 21/15.

No tie-break as equipes duelaram ponto a ponto até o placar de 9 a 9, mas o Sesi conseguiu marcar duas vezes de bloqueio, abrindo 12 a 9. Em uma espetacular reação, o time azul conseguiu o empate. Os dois clubes tiveram vários e emocionantes match points, mas o Sada Cruzeiro conseguiu definir em 23/21, com um bloqueio do cubano Leal.

Sada Cruzeiro – William, Wallace, Éder e Isac, Filipe e Leal e o líbero Serginho. Entraram Lucas Salim, PV, Douglas Cordeiro e Luis Diaz. Técnico: Marcelo Mendez.

Sesi-SP – Sandro, Evandro, Lucão e Sidão, Lucarelli e Murilo e o líbero Lucianinho. Entraram Renan, Manius, Rogério, Mão e Thiaguinho. Técnico: Marcos Pacheco.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Campeão – Sada Cruzeiro

2º – Sesi-SP

3º – Brasil Kirin

4º – Kappesberg Canoas

5º – Moda/Maringá

6º – RJ Vôlei

7º – Vivo/Minas

8 – São Bernardo Vôlei

Categoria: Copa Brasil