Sada faz parceria com Contagem e jovens atletas vão jogar a Superliga B

09/01/2014 at 19:05

Sada Funec Contagem disputará a Superliga B pela primeira vez - Foto: Ana Flávia Goulart - Divulgação Sada Cruzeiro

Na quinta-feira da próxima semana, dia 16/01, o Sada Cruzeiro entra em quadra com um elenco diferente. O time fará sua estreia na Superliga B, divisão de acesso do principal campeonato nacional, com o objetivo de proporcionar rodagem aos jovens talentos das categorias de base. O clube entra na disputa em uma parceria com a Prefeitura de Contagem, através da Fundação de Ensino de Contagem – Funec. O jogo de estreia do Sada Funec Contagem será contra o São José dos Campos, às 20h, no Ginásio do Riacho.

Esse projeto inédito vai estreitar ainda mais as relações com a cidade de Contagem, que já recebe os jogos do Sada Cruzeiro na Superliga. Carregando o nome da cidade em uma disputa nacional, o clube quer incentivar ainda mais a prática do vôlei na cidade, por meio das escolinhas de vôlei já existentes e da realização de peneiradas.

“Contagem é uma cidade que acolhe o Sada Cruzeiro com muito carinho, que nos dá um grande suporte, e essa parceria é uma oportunidade de ampliar ainda mais o envolvimento da torcida, comunidade e atletas dos projetos sociais. Claro que a nossa intenção é sempre vencer, mas serão juvenis e até mesmo infanto-juvenis enfrentando equipes adultas. A participação do Sada Funec Contagem na Superliga B tem o objetivo de colocar os nossos jovens jogadores para adquirirem experiência em uma competição nacional, e, eventualmente, também aproveitar algum atleta que não está sendo utilizado no elenco principal. Esse é o caso do nosso líbero Kachel, campeão mundial sub-23 com a seleção, além de outras promessas como os jogadores Kadu, Jonatas, Alan e Éder”, explicou o diretor esportivo Flávio Pereira, lembrando que o regulamento da competição prevê a utilização dos atletas tanto na Superliga A quanto na B.

Alan, Kadu, Leonardo e Éder: alguns dos jovens talentos da equipe azul - Foto: Ana Flávia Goulart - Divulgação Sada Cruzeiro

As categorias de base do time celeste são hoje referência na formação de atletas no país. Nos últimos anos, as jovens equipes do Sada Cruzeiro garantiram excelentes resultados nas competições regionais e nacionais, e agora o desafio é representar bem o clube na Superliga B.

Em algumas partidas, quando não houver jogos do time adulto, o próprio técnico Marcelo Mendez vai comandar o plantel, junto com sua comissão técnica. Quando isso não for possível, o comando será do auxiliar dele, Henrique Furtado.

 

A competição

A Superliga B foi criada em 2012 para ser a Segunda Divisão do voleibol brasileiro. O campeão garante uma vaga na Superliga 2014/15.

A competição contará com oito equipes na categoria masculina. Além do Sada Funec Contagem, estão na disputa o Bento Vôlei, de Bento Gonçalves (RS); Voleisul Paquetá Esportes, de Novo Hamburgo (RS); Santo André, de Santo André (SP); ACDB, de Rio Claro (SP); Olympico/Mart Minas/Uptime, de Belo Horizonte (MG); São José dos Campos, de São José dos Campos (SP); e Sesi-SP, de São Paulo (SP).

O sistema de disputa e pontuação são os mesmos da Superliga A. Na fase classificatória todos jogam contra todos, em turno e returno. Os quatro primeiros avançam para as semifinais, que serão disputadas em uma série melhor de três partidas. Os vencedores passarão para a final.

 

Tabela de Jogos – Primeira Fase

16/1/2014 (qui) – 20h – Sada Cruzeiro x São José dos Campos (SP) / Ginásio do Riacho, Contagem-MG

18/1/2014 (sáb) – 11h – Sada Cruzeiro x ACBD Rio Claro (SP) – Ginásio do Riacho, Contagem-MG

23/1/2014 (qui) – 20h – Sesi (SP) x Sada Cruzeiro – Vila Leopoldina – São Paulo-SP

25/1/2014 (sáb) – 16h – Santo André-SP x Sada Cruzeiro – Ginásio Noêmia Assumpção – Santo André-SP

30/1/2014 (qui) – 20h – Voleisul Paquetá Esportes (RS) x Sada Cruzeiro – Ginásio Ginástica, Novo Hamburgo-RS

01/2/2014 (sáb) – 20h – Bento Vôlei-RS x Sada Cruzeiro – Ginásio Municipal – Bento Gonçalves-RS

06/2/2014 (qui) – 19h30 – Olympico Martminas x Sada Cruzeiro – Ginásio do Olympico – Belo Horizonte-MG

Categoria: Categorias de base, Superliga B