Além do título celeste, inovação em evento esportivo marca Mundial de Vôlei em MG

23/10/2013 at 19:25

Sada Cruzeiro recebeu homenagem do presidente da FIVB, Ary Graça, pela organização, e deve sediar torneio em 2014 - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

Inovação e empreendedorismo, aliados a um projeto ousado de evento esportivo. Assim ficou marcada a edição 2013 do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei, sediada pelo Sada Cruzeiro em Betim até o último domingo, 20/10. A disputa, que durou seis dias e reuniu oito clubes de todo o planeta, culminou com o título inédito para o vôlei brasileiro, com a vitória dos cruzeirenses sobre o russo Lokomotiv Novosibirsk, por 3 a 0. Mas o campeonato todo foi um sucesso. Além de um voleibol de alto nível, o torcedor e o visitante também tiveram acesso a uma extensa agenda, em diversas áreas.

A novidade rendeu ao time celeste homenagens do presidente da Federação Internacional de Vôlei – FIVB, Ary Graça, que enviou uma placa a Vittorio Medioli, presidente do time celeste. A placa foi entregue por Túlio Teixeira, membro da CBV e FIVB, que também destacou o aspecto inovador na organização do Mundial.

“Esse é o novo caminho do vôlei, juntar o entretenimento com a parte esportiva, e em Betim isso foi um sucesso tão grande que nós ficamos impressionados. Por isso o presidente Ary Graça me pediu para entregar a placa ao Medioli, coisa que nunca aconteceu em outras edições, pelo esforço e inovação que ele teve para organizar o torneio. Para nós Minas é um lugar de grandes eventos no vôlei. Prova disso foi o ginásio lotado, e esse campeonato colocou Betim no cenário mundial. Isso é o início de uma nova fase”, destacou Túlio.

O Sada Cruzeiro, que teve pouco menos de dois meses para organizar o Mundial, já se candidatou para sediar o torneio de 2014, previsto para maio. Faltam apenas alguns ajustes entre o clube e a FIVB.

O torneio em Betim

A proposta da competição em Betim também foi oferecer opções de lazer e acesso à cultura e arte mineiras, através de ações em parceria com o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Betim e entidades locais.

Todos os dias, após a última partida, aconteciam shows com artistas locais e de renome nacional em um palco do lado de fora do ginásio. Quando passava pelo portão de acesso ao ginásio, que ficou lotado todos os dias em jogos do Sada Cruzeiro, o visitante tinha a impressão de entrar em uma feira, com vários estandes, que mostravam o melhor da cultura do estado, com arte e artesanato, informações turísticas, além de um restaurante com pratos típicos da gastronomia mineira.

Categoria: Mundial de Clubes