Sada Cruzeiro, FIVB e Governo de MG formalizam Mundial de Clubes em Betim

16/09/2013 at 20:25

Autoridades assinam acordo para que Sada Cruzeiro sedie Mundial 2013 - Foto: Uarlen Valerio/O Tempo

O presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, receberam o presidente da Federação Internacional de Voleibol – FIVB, Ary Graça, para a assinatura do contrato que formalizou o time celeste como o anfitrião do Campeonato Mundial de Clubes 2013. A cerimônia, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 16, no Palácio Tiradentes, é mais um grande passo para a organização do torneio, que será disputado em Betim, entre os dias 15 e 20 de outubro, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga.

A solenidade contou ainda com a presença de várias autoridades, como o Secretário de Esportes, Eros Biondini, o Secretário de Turismo, Agostinho Patrus, o Prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, além de representantes da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV e Federação Mineira de Voleibol – FMV.

O anúncio da realização do Mundial já havia sido feito no fim de agosto pelo presidente Vittorio Medioli. Mais uma vez, ele destacou que a organização do torneio, além da competição esportiva, vai dar visibilidade a setores como o turismo, cultura e economia do estado.

“O esporte tem que se integrar aos outros setores da sociedade. Precisamos aproveitar esse momento para mostrar os nossos valores. Teremos roteiros turísticos, gastronômicos e muitas atrações culturais. Estamos preparando tudo com muita agilidade, mas quando entramos é para fazer bem feito, o melhor possível. Até porque pleiteamos também organizar o Mundial de 2014”, explicou o presidente, que ainda destacou a competitividade do Sada Cruzeiro, atual vice-campeão mundial.

“Vamos enfrentar equipes muito fortes. Mas como sempre fazemos em qualquer disputa, vamos entrar para ganhar”, enfatizou Medioli.

Presidente do Sada Cruzeiro Vittorio Medioli e Ary Graça, presidente da FIVB, assinam acordo - Foto: Uarlen Valerio/O Tempo

O presidente da FIVB, Ary Graça, elogiou Vittorio Medioli pela iniciativa de sediar o campeonato. “O vôlei brasileiro é o melhor do mundo. E, principalmente hoje, não tenho receio em dizer que Minas Gerais é o principal pólo do vôlei brasileiro. Belo Horizonte tem os maiores recordes de público em uma partida de voleibol. O Vittorio Medioli teve a coragem, a visão empresarial de trazer esse campeonato para Betim. Não tenho dúvidas de que vai ser um torneio de primeiro mundo”, ressaltou Ary Graça, presidente da FIVB.

Para o governador Antonio Anastasia, a escolha de Betim como sede também reforça a descentralização do esporte no estado. “É uma honra para Minas Gerais receber essa competição, que vai atrair um grande público, tanto de Belo Horizonte como da região metropolitana e cidades da região. Eu tenho certeza que será um sucesso de organização e desejo boa sorte ao Sada Cruzeiro, para que a equipe consiga esse título”, disse o governador.

O Mundial de Clubes 2013

A exemplo de Doha, no Catar, que sediou o evento em 2012, a cidade de Betim vai receber oito times de todo o mundo. Além do clube celeste, outras sete equipes disputarão o título: o tetracampeão mundial Trentino, da Itália, o campeão Sul-Americano, UPCN, da Argentina, o campeão europeu, Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia, o campeão asiático, Kaleh Mazandaran, do Irã, o japonês Panasonic Panthers (convidado), o campeão africano, Club Sportif Sfaxien, da Tunísia, e o La Romana, campeão da República Dominicana, representante da Norceca.

Na fase classificatória os oito times serão divididos em dois grupos de quatro. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. A grande final será disputada em partida única, no dia 20 de outubro.

Cronograma

13/10 (domingo) – Chegada das delegações

15/10 (terça) a 18/10 (sexta) – Fase de Classificação – Jogos Grupos A e B

19/10 (sábado) – Semifinais

20/10 (domingo) – Disputa de terceiro lugar e Final

Categoria: Mundial de Clubes