Sada Cruzeiro e FIVB anunciam Mundial de Clubes em Betim, em outubro

26/08/2013 at 18:40

Anúncio do Mundial de Clubes foi feito durante entrevista coletiva nesta segunda-feira - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

O presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, anunciou, nesta segunda-feira, 26/08, que a equipe celeste sediará o Campeonato Mundial de Clubes de 2013. A competição será realizada em Betim, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, entre os dias 15 e 20 de outubro. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva, no Salão Nobre do Parque Esportivo Barro Preto, junto com o superintendente da Confederação Sul-Americana de Voleibol e membro do comitê da Federação Internacional de Voleibol – FIVB, Marcelo Wangler. Também estiverem presentes o diretor técnico da CBV, Tulio Teixeira, o presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Gilvan de Pinho Tavares, o presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Wilmer Santa Luzia, e o treinador celeste Marcelo Mendez.

O contrato formal para a realização da competição será assinado no início de setembro, na sede da FIVB, em Lausanne, na Suíça, pelo presidente da entidade, Ary Graça e por representantes da equipe Sada Cruzeiro.

Vittorio Medioli, presidente do time cruzeirense, destacou a importância de o Sada Cruzeiro ser o anfitrião do Campeonato Mundial. “Fizemos todo o esforço possível para trazer esse campeonato para Minas Gerais, pois é um evento que promove o estado para o mundo inteiro. Além do grande torneio disputado nas quadras entre as principais equipes do mundo, serão promovidas ações paralelas que evidenciarão o patrimônio cultural, histórico e econômico local. Isso só foi possível através de uma ampla parceria. Contamos com apoio das Prefeituras de Betim, Contagem e, sobretudo, do estado de Minas Gerais”, explicou o dirigente.

Pela primeira vez, Minas Gerais recebe o Campeonato Mundial de Clubes, que será sediado em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. A primeira e única ocasião em que o torneio aconteceu no Brasil foi em 1991, em São Paulo. Criado pela FIVB em 1989 como a mais importante competição entre clubes em nível mundial, o Campeonato Mundial foi descontinuado durante 17 anos. Desde 2009, quando voltou a ser realizado, a cidade sede oficial foi Doha, no Catar.

Para Túlio Teixeira, Diretor Técnico da CBV, já estava na hora de o Mundial retornar ao Brasil. “É muito gratificante ver a estrutura que o Medioli está montando para receber o torneio. Não só por trazer um time de camisa para o vôlei e provar que é possível ter êxito nisso, mas também pelo esforço aplicado em sediar o evento, que não é só de voleibol, é um evento para Minas Gerais. Com a força que o Brasil tem no âmbito internacional, o país precisava voltar a sediar o Mundial”, celebrou Teixeira.

O Mundial 2013

Na edição de 2013, o Mundial reunirá, novamente, oito esquadrões de todo o mundo, com equipes da Europa, Ásia, África, América do Sul e Norceca, que inclui a América do Norte, América Central e Caribe, além do clube anfitrião, o Sada Cruzeiro.

Da Itália vem o tetracampeão mundial Trentino, da Argentina virá o UPCN, que é atual campeão Sul-Americano. O torneio terá ainda o Lokomotiv Novosibirsk, da Rússia (campeão europeu), o Kaleh Mazandaran, do Irã (campeão asiático), o japonês Panasonic Panthers, campeão da Copa Imperador, o tunisiano Club Sportif Sfaxien (campeão africano), além do La Romana Volleyball Club, campeão da República Dominicana, representante da Norceca.

Os oito times serão divididos em dois grupos de quatro para disputarem a fase classificatória. Os dois melhores colocados de cada chave avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. As equipes vencedoras se classificam para a decisão e as perdedoras, para a disputa de terceiro lugar. A final será no dia 20 de outubro, em partida única.

Cronograma

13/10 (domingo) – Chegada das delegações

15/10 (terça) a 18/10 (sexta) – Fase de Classificação – Jogos Grupos A e B

19/10 (sábado) – Semifinais

20/10 (domingo) – Disputa de terceiro lugar e Final

 

 

Categoria: Mundial de Clubes