Preparação física é o foco da primeira semana de pré-temporada

21/06/2013 at 15:06

O preparador físico Fábio Correia comanda atividades na Toca da Raposa 2 - Foto: Renato Araújo - Divulgação Sada Cruzeiro

Atual vice-campeão da Superliga, o Sada Cruzeiro se reapresentou na última segunda-feira, 17, e realizou a primeira semana de sua pré-temporada. Os atletas retomaram os trabalhos no Centro de Treinamentos do Barro Preto depois do período de férias e, por isso, o início da temporada é marcado por uma forte preparação física.

Durante a semana, o plantel cruzeirense realizou uma série de atividades comandadas pelo preparador físico Fábio Correia. Segundo ele, é importante que os atletas realmente exerçam o repouso durante o recesso, deixando a musculatura descansar e perder o ritmo de estímulos em sequência que recebem durante a temporada. Por isso, ao retomar os trabalhos, o foco está na preparação física do elenco.

“Nesta primeira semana, eu desenvolvo uma linha de trabalho para que os jogadores retomem o tônus muscular e a capacidade de suportar os treinamentos. Porém, durante esse trabalho, a minha meta é identificar as necessidades individuais de cada atleta, pois cada um tem suas questões mais pontuais”, disse Correia, que ainda explicou a importância do trabalho físico. “O grande objetivo da preparação é deixar os atletas à disposição do treinador. Ele precisa ter liberdade para ter o time todo na mão, com tranquilidade para desempenhar o que ele quiser nos seus treinamentos”, finalizou.

A programação de treinos físicos durante a primeira semana foi intensa. Com funções específicas, as atividades diversificadas variavam até mesmo o ambiente de trabalho dos atletas. Eles fizeram musculação, nadaram e realizaram trabalhos psicomotores no CT do Barro Preto. Por duas vezes, ainda foram à Toca da Raposa 2, na Pampulha, aproveitar a estrutura do Cruzeiro Esporte Clube para desenvolverem treinamentos na areia.

Para o comandante Marcelo Mendez, há, ainda, mais um objetivo para o foco na preparação física. “Além de fazer com que os jogadores retomem a parte física, também precisamos nivelar estes atletas com os que virão da seleção. William, Wallace, Isac e Éder já chegarão com ritmo de jogo. Quando todos estiverem juntos, precisam estar nas mesmas condições para que tenhamos um grupo homogêneo”, comentou o treinador.

Atividades desempenhadas pelos atletas e suas funções, segundo Fábio Correia

 

Categoria: Pré-temporada