Depois de semifinal acirrada, Sada Cruzeiro luta pelo título do Mineiro neste sábado, às 19h

16/10/2020 at 21:25

O Sada Cruzeiro entra em quadra neste sábado, 17/10, às 19h, para defender a sua hegemonia de uma década no Campeonato Mineiro. Na semifinal, em um duelo disputadíssimo, os celestes eliminaram o Azulim Gabarito Uberlândia por 3 a 2, nesta sexta-feira, 16, com parciais de 21/25, 25/21, 25/27, 25/22 e 16/14. Agora, a Raposa aguarda a briga entre Minas Tênis Clube e Montes Claros América Vôlei pela segunda vaga na decisão. A final tem transmissão online gratuita da TV NSports e também é disputada sem público na Arena Minas, em Belo Horizonte.

Sada Cruzeiro defende hegemonia neste sábado, às 19h – Agência i7/Sada Cruzeiro

Na noite desta quinta-feira, o torcedor que acompanhou a semifinal pela internet assistiu a uma partida eletrizante. Ainda buscando ritmo de jogo e intensidade, o Sada Cruzeiro encontrou um Uberlândia aguerrido, inspirado e com muito volume de jogo. Foi preciso buscar o placar por duas vezes para garantir um lugar na decisão.

O oposto cruzeirense Alan foi o maior marcador do confronto, com 35 pontos, sendo sete somente de bloqueio.

Fernando Cachopa, levantador celeste, falou da disputa acirrada e a falta que a Nação Azul faz no ginásio. “O Uberlândia deu trabalho pra gente, o tempo inteiro. É um time que defende muito, que tem muito volume de jogo e isso não é tão comum aqui no país, a gente teve que se adaptar. Amanhã a final é outra história e a gente tem que se preparar muito bem e estudar muito a equipe que vier, para entrarmos bem preparados. Essa energia que colocamos na reta final do jogo contra o Uberlândia serve de exemplo pra gente levar pra todo ponto que disputarmos. Sem a torcida é um pouco diferente, temos que botar essa energia em quadra sozinhos, com a galera do banco, com a comissão, mas infelizmente essa mudança, com ginásio vazio, é necessária agora. A gente tem que botar o coração em todo ponto que for disputar. Isso serve de bagagem pra levarmos pra final de amanhã e para o resto da temporada também”, analisou o levantador.

Alan marcou 35 pontos, sete apenas de bloqueio

Marcelo Mendez também falou da semifinal brigada. “Foi um jogo muito difícil, o time de Uberlândia jogou muito bem em todos os fundamentos, no saque, bloqueio, principalmente na defesa e contra-ataque. Nós tivemos que mostrar um crescimento durante o jogo, fizemos a diferença no saque e ataque e conseguimos levar a partida. Fui rodando, fui trocando os jogadores, para tentar fazer uma mudança na partida, que estava muito desfavorável para nós. Agora temos que tratar de descansar um pouco e já concentrar para a final de amanhã, que será também uma partida difícil”, disse o comandante.

Desde 1998, quando o Mineiro voltou a ser disputado depois de um hiato de 12 anos, as maiores sequências de conquistas são de Sada Cruzeiro e Minas. Entre 1998 e 2007, a equipe da Rua da Bahia chegou ao decacampeonato, marca igualada pelo time celeste no ano passado, com os troféus de 2010 a 2019. E neste fim de semana o elenco cruzeirense quer superar a marca do rival.

“Vamos brigar para que essa hegemonia dure ainda mais tempo. Temos que continuar trabalhando para seguir evoluindo nosso jogo e a cada dia tentar jogar um pouco melhor. Para amanhã teremos que ter tranquilidade e jogar muita bola. Nunca foi fácil jogar o Mineiro. É um torneio de começo de temporada, quando os times ainda estão em início de trabalho, entrosando o elenco, e temos que trabalhar muito para ter um resultado positivo”, concluiu Mendez.

Sada Cruzeiro: Cachopa, Alan, Facundo, López, Otávio, Isac e o líbero Lukinha. Entraram: Resley, Oppenkoski, Rodriguinho, Cledenilson e Filipe. Técnico: Marcelo Mendez.

Azulim Gabarito Uberlândia: Matheus Silva, Luiz Philippe, Daniel, Luan, Matheus Gonçalves, Rômulo e o líbero Pureza. Entraram: Higor, Bernardo e Gustavo. Técnico: Manoel Honorato.

Tabela do Campeonato Mineiro 2020

Quinta-feira, 08/10, 21h – Sada Cruzeiro 3 x 0 Azulim Gabarito Uberlândia

Sexta-feira, 09/10, 20h – Sada Cruzeiro 3 x 0 Montes Claros América Vôlei

Domingo, 11/10, 11h – Sada Cruzeiro 3 x 1 Minas Tênis Clube

Sexta-feira, 16/10 – Semifinais

18h – Sada Cruzeiro 3 x 2 Azulim Gabarito Uberlândia

20h – Minas Tênis Clube x Montes Claros América Vôlei

Sábado, 17/10

17h – Disputa de 3º lugar

19h – Final

Categoria: Campeonato Mineiro