Trabalho físico do Sada Cruzeiro começa com atenção especial aos reforços de 2020/21

19/06/2020 at 18:43

O plantel do Sada Cruzeiro finaliza sua primeira semana de trabalhos em 2020/21. À distância, com atletas espalhados por todo país e até em Cuba, o grupo realiza uma prévia da pré-temporada sob a orientação da comissão técnica cruzeirense. E como grande parte do elenco do último ciclo foi mantida, a sequência do trabalho é facilitada. Nesse cenário, dois nomes recebem uma atenção especial do preparador físico Fábio Correia, que comanda as atividades de mobilidade: Alan e López.

Fábio e Alan conversam por vídeo chamada para iniciar os trabalhos da temporada

“Os jogadores passaram por um período muito longo de inatividade. Por isso, o início do nosso trabalho físico é feito com muita cautela, priorizando alguns pontos importantes. O foco agora é retomar a mobilidade, preparar os tecidos e as articulações. Passei orientações generalizadas sobre cada estrutura aos atletas, principalmente de pés, joelhos, quadril, abdômen, coluna e membros superiores. Além disso, retomei com eles uma série de mobilidade que já costumamos fazer antes dos treinos. A ideia é progredir as atividades lentamente e após os primeiros exames cardiológicos que eles realizarão agora”, explicou Fábio Correia.

Ele ressaltou os cuidados com os recém contratados pela Raposa: o oposto Alan, que estava no Sesi-SP, e o ponteiro cubano López, que defendia o UPCN, da Argentina. “Neste início de trabalho, temos uma atenção especial com os dois atletas que chegam para esta temporada, principalmente com o López. Ele precisa passar por uma avaliação tripla: física, médica e fisioterapêutica, pois nunca trabalhamos juntos. Enquanto isso não acontece, minha orientação foi de que ele mantivesse apenas as atividades que ele já está habituado a fazer, não buscasse nada novo agora, para que possa iniciar o trabalho com mais segurança. Já o Alan eu conheço muito bem, sei das particularidades dele, mas não trabalhamos juntos há dois anos. Eu o orientei para algumas atividades específicas, além dos trabalhos de mobilidade de todo o grupo, e vou acompanhar de perto a sua evolução”, concluiu.

Alan em trabalho com o preparador físico do Sada Cruzeiro

Para Alan, que foi revelado pela equipe de base do Sada Cruzeiro e defendeu as cinco estrelas durante cinco anos, sua readaptação será facilitada por toda equipe com quem já atuou. “Eu estou muito contente em voltar ao Sada e poder reencontrar grandes profissionais. Será fácil e muito positivo voltar a trabalhar com o Marcelo, Fábio, Zuin, que me conhecem desde a base, viram meu crescimento e me acompanham desde sempre. Neste início de trabalho, o Fábio me orientou para voltarmos lentamente com as atividades. Ele conhece meu histórico, sabe de lesões que já tive e isso é muito importante porque ele me passa alertas específicos para o meu corpo. Agora vamos voltando devagar, pois ficamos parados por muito tempo, e vamos trabalhar com cuidado para ir retomando a intensidade em breve”, comentou o oposto que retorna ao time celeste depois de três temporadas.

Durante as primeiras semanas da pré-temporada, enquanto todos seguem em isolamento social respeitando as orientações dos órgãos de saúde, o contato entre comissão técnica e atletas é virtual. A tecnologia viabiliza a realização de reuniões, chamadas de vídeo e troca de mensagens diárias para que informações e orientações importantes sejam compartilhadas.

Categoria: Pré-temporada