Papa-títulos, meninas do projeto Sada Vôlei surpreendem e fecham 2019 com oito troféus

21/12/2019 at 14:53

Meninas do Projeto Sada Vôlei faturaram nesta sexta-feira o troféu do Estadual Sub-16 – Fotos: FMV

Este ano foi de muito crescimento para o Sada Cruzeiro, que vem passando por uma grande reformulação e mesmo assim o time celeste garantiu três títulos ao longo de 2019. Porém, longe do CT do Barro Preto, mais especificamente em Contagem, as garotas do Projeto Sada Vôlei literalmente arrebentaram em 2019. De um total de 13 campeonatos, as meninas, que em muitos dos torneios competiram com atletas de maior idade, levantaram exatamente oito vezes a taça de campeão, além de dois vices e um bronze. A última conquista foi nesta sexta, 20/12, no Riachão, com a vitória das garotas por 3 a 1 sobre o Dentil Praia Clube, faturando o campeonato Estadual sub-16.

“Na fase classificatória vencemos todos os adversários e garantimos o direito de decidir a fase final no Riachão. A atmosfera lá é diferente em jogos decisivos, as meninas se espelham no time adulto e levam essa garra para dentro de quadra. Foi um jogo difícil, a equipe do Praia é muito qualificada, mas fizemos uma excelente partida e conquistamos mais este título”, disse o técnico Gabriel Rodrigues.

Os resultados das meninas impressionam, e vale ressaltar que se trata, essencialmente, de um projeto social. Ao longo dos anos a direção do Sada Cruzeiro foi percebendo a necessidade de se aproveitar os talentos que apareciam nas escolinhas de vôlei e assim foram criadas as equipes femininas de base de competição, do sub-14 ao sub-16, visando proporcionar a estas garotas um maior desenvolvimento. Com isso, elas passaram a competir nos principais torneios de base, surpreendendo e batendo tradicionais clubes do estado e acumulando conquistas.

Somente neste ano as equipes sub-15, sub-16 e sub-17 foram campeãs, simultaneamente, dos campeonatos Estadual e Metropolitano das categorias. Outros importantes resultados foram o título do Campeonato Brasileiro Interclubes, com o sub-16, além do vice-campeonato do grupo em Recife, com as meninas se aventurando entre adultos na Superliga C.

“O que estas meninas estão fazendo é sensacional”, disse o treinador Gabriel Rodrigues

Ainda em 2019, das 12 atletas convocadas para a seleção mineira sub-16, sete eram do projeto Sada Vôlei. E o trabalho já vem tendo reconhecimento nacional. Em 2018 foram três convocações para o Laboratório de Detecção de Talentos da CBV. E agora cinco jogadoras foram chamadas: as levantadoras Maria Clara e Isabella, a central Juliana, ponteira Nicole e a líbero Thábata. Elas se apresentam no início de janeiro para um período de treinamentos em Saquarema.

“Em 2018 tivemos ótimos resultados, com cinco campeonatos vencidos, e o ano de 2019 foi de afirmação, com oito troféus. O difícil não é ganhar, e sim se manter vencendo e nós conseguimos isso em 2019. O que estas meninas estão fazendo é sensacional. E além dos resultados, que são um grande incentivo para elas, tudo o que aprendem e vivenciam neste projeto vai servir muito para a vida delas, para a sua formação como atletas e também como cidadãs. O apoio do Grupo Sada é fundamental para tudo isso que está sendo construído”, ressalta o treinador Gabriel.

 

Resultados – Projeto Sada Vôlei – 2019

Campeão do Brasileiro Interclubes – CBI – Sub-16

Campeão Estadual Sub-15

Campeão Estadual Sub-16

Campeão Estadual Sub-17

Campeão da Copa Sada

Bronze no Metropolitano Sub-14

Campeão do Metropolitano Sub-15

Campeão do Metropolitano Sub-16

Campeão do Metropolitano Sub-17

Vice-campeão do Metropolitano Sub-19

Vice-campeão do grupo – Superliga C

Categoria: Categorias de base, Projetos Sociais