Sada Cruzeiro vence Fiat Minas e conquista o tetracampeonato da Copa Brasil

27/01/2019 at 21:48

Foi diante do Fiat Minas, em um clássico mineiro, que o Sada Cruzeiro faturou o seu quarto troféu da Copa Brasil e gritou tetracampeão! Na noite deste domingo, 27/01, jogando em Lages-SC, os cruzeirenses bateram o adversário por 3 sets a 0 e garantiram o tetracampeonato nacional, somando 2019 às conquistas de 2014, 2016 e 2018. A equipe comandada por Marcelo Mendez teve um início de jogo muito equilibrado, mas depois ditou o ritmo da partida no ginásio Jones Minosso e anotou parciais de 29/27, 25/22 e 25/22.

Acostumados às disputas do Campeonato Mineiro, que resultaram em nove títulos seguidos para o time celeste em duelos contra o Minas, pela primeira vez os clubes se enfrentaram em uma decisão de campeonato nacional.

Cruzeirenses comemoram muito a conquista do tetracampeonato em Lages-SC; time é o primeiro bicampeão consecutivo da competição – Fotos: Cristiano Andujar/Inovafoto/CBV

E o troféu, o primeiro bicampeonato consecutivo da Copa Brasil, foi muito comemorado pelo reformulado elenco da Raposa, que mantém a hegemonia no cenário nacional. “Nosso time passou por grandes mudanças nesta temporada, mas a sede de vencer e a vontade de estar no primeiro lugar do pódio permanecem. Este título é resultado do trabalho do grupo, que se supera a cada dia. A equipe toda está de parabéns, muita gente duvidou do nosso time, por todas as mudanças que tivemos, mas mostramos que continuamos no topo. Pra mim é maravilhoso saber que essa equipe continua vencedora, batalhadora e cada um que passa por aqui sente um pouco dessa energia”, disse o capitão Filipe.

E a vitória foi mesmo do grupo. Fernando Cachopa fez um grande trabalho na partida, distribuindo muito bem o ataque azul, que teve Evandro como o maior pontuador, com 13 acertos. No Minas Davy foi o destaque, com 10 pontos, mesma pontuação do cruzeirense Taylor Sander.

“Nós sabíamos que ia ser um jogo disputado, pelo que o Minas vinha fazendo nas últimas partidas, eliminando duas fortes equipes pra chegar na final. Mas todos do nosso time fizeram um bom trabalho, entraram muito concentrados, e vamos levar este importante troféu para casa. Estão todos de parabéns”, disse o técnico Marcelo Mendez.

A taça levantada pelo Sada Cruzeiro em Lages-SC representa o 33º título, nas 38 finais de um total de 43 campeonatos que o time disputou, desde 2010.

O Jogo

Com um bom trabalho no saque, o Minas começou o jogo com vantagem, em 9/5. No ace de Le Roux o time estrelado diminuiu e no contra-ataque de Isac a vantagem adversária caiu para dois pontos: 10/12. Com erros no contra-ataque e um toque na rede do Minas, o Sada Cruzeiro empatou em 15/15. No bloqueio em Sander, que estava muito marcado, o time da Rua da Bahia voltou a abrir dois pontos, em 20/18. Depois de ótima passagem de Luan pelo serviço, Isac, no bloqueio, fez o time cruzeirense virar em 21/20. Rodriguinho, com mais um bloqueio, marcou 23/21. Mas o ponteiro cruzeirense não segurou o passe e o Minas empatou novamente com um ace, em 23/23. As equipes foram trocando pontos e a Raposa fechou com um ataque sensacional de Taylor Sander, que, desequilibrado, explorou um bloqueio triplo para marcar 29/27.

Evandro foi o maior pontuador do confronto, com 13 acertos

No segundo set o Sada Cruzeiro largou na frente, com 4/2, auxiliado pelos erros do rival. Sander, no contra-ataque, fez 9/6 após bom saque de Rodriguinho. Muito agressivo no saque e trabalhando bem no sistema defensivo, o time cruzeirense seguiu na dianteira, fazendo 17/12, com um bloqueio de Cachopa em Honorato. O Minas encostou em 20/21 após erros de ataque da Raposa. Evandro, preciso no contra-ataque, fez 24/21 e Filipe concluiu com um bloqueio, em 25/22, ampliando o placar para 2 a 0.

Na terceira parcial a Raposa seguiu com o boa produção. O ponteiro Filipe bloqueou Pingo e o Sada Cruzeiro anotou 5/3. E o capitão celeste, que entrou na reta final do segundo set, seguiu muito bem. Com o ace dele a equipe abriu 11/5. Em mais um ace, agora com Le Roux, o placar foi para 13/6. O Minas tinha dificuldades para concluir seu ataque e os cruzeirenses seguiam mostrando grande volume de jogo. No erro de saque de Flávio, 21/16 para o esquadrão azul. Marlon, com uma boa passagem pelo serviço na reta final do set, fez o Minas crescer de novo, diminuindo para 24/22. E o ponto final, do tetracampeonato, foi com um erro de saque dele, em 25/22, para o Sada Cruzeiro fechar em 3 sets a 0.

Sada Cruzeiro – Fernando Cachopa, Evandro, Rodriguinho, Sander, Le Roux, Isac e o líbero Serginho. Entraram Luan, Sandro, Filipe e Leozinho. Técnico – Marcelo Mendez.

Fiat Minas – Marlon, Felipe Roque, Bob, Honorato, Flávio, Pingo e o líbero Rogerinho. Entraram Davy, Maique, Piá e Winck. Técnico – Nery Tambeiro.

Jogo diante do Minas começou muito disputado, mas a partir do segundo set o time celeste ditou o ritmo e garantiu a vitória e o tetracampeonato da Copa Brasil

Categoria: Copa Brasil