Os resultados vão além dos títulos e troféus, e todas as conquistas da equipe profissional servem como um grande estímulo para 2.000 alunos que aprendem a jogar vôlei nas escolas e projetos esportivos ligados ao Sada Cruzeiro, em Minas Gerais. Os jovens que se destacam nesses programas podem ter a chance de ingressar nas categorias de base do clube (que é um dos principais formadores de atletas no Brasil). E as meninas que demonstram talento são direcionadas para um projeto mais avançado, com equipes de competição, e também são encaminhadas para clubes profissionais.

Projeto Sada Vôlei Sesi

Desde 2010 a equipe possui uma parceria com o Sesi-MG para desenvolvimento do Projeto Sada Vôlei Sesi, que oferece aulas gratuitas de voleibol para crianças e jovens, de ambos os sexos, na unidade do Sesi Betim, e no ginásio de Contagem. Informações pelo telefone (31)3592-1181, em Betim. E em Contagem o telefone é (31)3352-5377.

Projeto semelhante acontece em Ouro Preto, com o atendimento gratuito a 200 alunos, de ambos os sexos. Na cidade histórica o telefone para contato é (31) 3559-3216.

Em Belo Horizonte, crianças e jovens que quiserem fazer aulas de vôlei podem se matricular na Escola de Esportes do Cruzeiro, que recebe a cada ano um grande número de alunos (masculino e feminino de todas as idades) inspirados nos resultados do time de vôlei celeste. As aulas são realizadas nas sedes Barro Preto e Campestre. Aqueles que se destacam também podem ter uma oportunidade nas jovens equipes do Sada Cruzeiro. O telefone para contato na Escola de Esportes é (31)3291-2647.