Um projeto vencedor, sólido, responsável e visionário é reconhecido pelo seu investimento em categorias de base. E nos últimos anos o Sada Cruzeiro tem se tornado um celeiro de talentos, sendo reconhecido como um dos maiores formadores de atletas do país.

Hoje o clube conta com várias equipes de base, que são o futuro do voleibol brasileiro. Os garotos são acompanhados por profissionais qualificados, das mais variadas áreas, e tudo sob o olhar da comissão técnica do time profissional do Sada Cruzeiro. Desde cedo estes jovens atletas já conhecem as diretrizes e a filosofia do “Campeão de Tudo”. E as equipes de categorias de base também já são campeãs de vários torneios regionais e nacionais, entre eles o importante troféu da Superliga B, conquistado por um time formado por esses jovens, em 2015.

E com o objetivo de atender ao público feminino, o projeto Sada Argos, em Contagem, também é voltado para a formação esportiva e competições, com equipes sub-14, sub-15 e sub-16, em um total de 60 garotas. Este programa é uma vertente do projeto social e esportivo Sada Vôlei Sesi, que funciona em Betim e Contagem, e as meninas que se destacam são encaminhadas para o Sada Argos.

SELETIVAS

A equipe Sada Cruzeiro realiza uma vez por ano (entre novembro e dezembro) testes para compor suas categorias de base. Na época da seletiva é feita uma divulgação no site oficial, mídias sociais e demais veículos de comunicação.

Nos testes para as equipes de base somente poderão se inscrever atletas com a idade específica para cada categoria (geralmente entre 16 a 18 anos).

Os testes são divididos em três fases eliminatórias:

– Avaliação técnica, com duração de um dia;

– Avaliação técnico-tática, em que o candidato aprovado na primeira fase treinará durante cerca de 15 dias com os atletas de sua categoria;

– Exames médicos que comprovam o bem-estar físico do candidato aprovado.

Jovens talentos das categorias de base do Sada Cruzeiro foram campeões da Superliga B em 2015 – Foto: Andreia Santos