Sada Cruzeiro Unifemm bate Sesi e está novamente na decisão da Superliga B

29/03/2015 at 21:25

Os jovens cruzeirenses comemoraram muito a classificação – Foto: Renato Araújo – Divulgação Sada Cruzeiro

A coroação de um trabalho. Foi essa a sensação descrita por vários atletas e profissionais do Sada Cruzeiro Unifemm após a vitória sobre o Sesi-SP, garantindo a classificação para a final da Superliga B, pelo segundo ano consecutivo. O time azul bateu os paulistas por 3 a 1 na tarde desse domingo, 29/03, em Sete Lagoas e ficou com a vaga. As parciais do duelo decisivo foram de 25/18, 21/25, 25/19 e 25/18.

No sábado, no segundo confronto da série melhor de três da semifinal o time celeste, formado por atletas das categorias de base da Raposa, também venceu o Sesi-SP por 3 a 1, forçando o terceiro jogo. O adversário tinha levado a melhor em um disputado tie-break em São Paulo.

Agora, o Sada Cruzeiro Unifemm vai iniciar sua preparação para enfrentar o finalista Bento Vôlei Isabela, que passou pelo Foz do Iguaçu Voleibol. A decisão será em Bento Gonçalves, no próximo sábado, em horário a ser confirmado pela CBV.

Na edição 2014, o Sada Cruzeiro, também com um time de garotos, foi um dos destaques do torneio, liderou a fase regular do início ao fim e se classificou para a decisão. Mas não pôde disputar a final por causa de uma impugnação do STJD.

Presente na campanha do último ano, o central Éder Levi foi o maior pontuador do jogo, marcando 17 pontos, sendo cinco só de bloqueio, e atingindo 80% de eficiência no ataque. “A gente trabalhou muito e vem treinando pesado, por isso o resultado tem vindo. Vamos encarar um time mais experiente agora, vai ser um jogo duro, ainda mais por ser final. Temos que entrar focados, concentrados, e tem de tudo para ser um grande confronto. Com os acontecimentos do ano passado, dá mais vontade ainda de disputar essa decisão. A maior parte do nosso elenco esteve naquela campanha e a gente não pôde experimentar aquele gostinho, mas este ano vamos com tudo”, avisou o capitão do Sada Cruzeiro Unifemm.

Comandante valorizou o trabalho do seu grupo na Liga B

O treinador Henrique Furtado também comemorou muito a classificação para a decisão. “Nós conquistamos pelo segundo ano consecutivo, dentro da quadra, a possibilidade de disputar a final. E jogando um voleibol muito convincente, de grande nível, pelo segundo ano seguido. Isso é o fruto de um trabalho de todos, dos jogadores se dedicaram muito para estar nesta final e de um grupo que trabalhou suficiente para merecer chegar até aqui. O que aconteceu ano passado já passou e temos que olhar pra frente, para essa nova possibilidade que conquistamos. Estamos muito felizes pelo envolvimento de todo mundo, da comissão técnica do adulto e dos nossos atletas. Agora vamos buscar aquilo que é o nosso objetivo desde o primeiro dia: o título”, disse o comandante.

O Jogo

Decisivo, o duelo começou bastante equilibrado, com as equipes disputando ponto a ponto. O Sesi passou à frente no tempo técnico, com um bom trabalho na virada de bola, fazendo 8/7, e chegou a abrir quatro de vantagem, em 13/9. Mas o saque cruzeirense passou a entrar e, com o bloqueio funcionando e aproveitando os contra-ataques, os azuis viraram em 14/13, em um inteligente ataque de Gabriel. Os anfitriões seguiram melhores e dispararam no placar, abrindo 23/18 com ponto de bloqueio e fechando a etapa em 25/18, em erro de ataque dos paulistas.

Time estrelado foi superior durante todo o confronto

No segundo set, o treinador Gerson Amorim promoveu a entrada do ponteiro Rodrigo no Sesi-SP e a mudança surtiu resultado. O poder ofensivo da sua equipe cresceu e os visitantes abriram 4 a 1. Porém, o bloqueio estrelado voltou a tocar e o time se organizou novamente para aproveitar os contra-ataques e passar à frente com ace de Rodriguinho em 9/8. O jogo seguiu muito equilibrado, com as equipes alternando na liderança do placar, mas sempre com a diferença mínima. Com dois grandes bloqueios consecutivos, os paulistas abriram vantagem pela primeira vez em 23/20 e, subindo o paredão novamente, fecharam em 25/21.

Foi o bloqueio o fundamento que deu ao Sesi três pontos consecutivos e a vantagem de 5 a 1 no placar no início do terceiro set. Então foi a vez de Henrique Furtado mexer no Sada Cruzeiro e colocar em quadra o oposto Moreno. A reação azul começou ali e o time virou em 7/6 em um lindo bloqueio duplo de Romulo e Lucas Salim. A vantagem virou 10 a 6 com novo bloqueio de Rodriguinho. E os cruzeirenses continuaram melhores na virada de bola, impondo seu ritmo e ampliando a vantagem em 20/15 antes de vencer a etapa por 25/19.

O quarto set começou com um incrível bloqueio de Éder Levi, já mostrando como seria a tônica da parcial. Impecável, a Raposa abriu 6 a 1 com ace do capitão Éder e a torcida fez a festa nas arquibancadas. Impondo um ritmo muito forte em quadra, os cruzeirenses não permitiam uma reação do time visitante e seguiam ampliando a vantagem no placar, que chegou a ser de nove pontos no segundo tempo técnico. Moreno marcou um ace aos 19/8, e os celestes tiveram tranquilidade para administrar a vantagem até encerrarem o confronto em 25/18.

Sada Cruzeiro Unifemm: Lucas Salim, Alan, Rodriguinho, Gabriel, Éder Levi, Romulo e o líbero Vanderson. Entraram: Henrique Adami, Moreno e Bruno. Técnico Henrique Furtado.

Sesi-SP: Jonatan, Alan, Fabio, Douglas Souza, Pilan, Douglas Bastos e o líbero Pureza. Entraram: Roese, Vaccari, Rodrigo, Luan e Douglas Bastos. Técnico Gerson Amorim.

Categoria: Superliga B