Sada Cruzeiro perde para Taubaté na semifinal da Copa Brasil

23/01/2015 at 3:10

Em uma batalha muito disputada contra o Taubaté Funvic, o Sada Cruzeiro foi superado na semifinal desta sexta-feira, 22/01, por 3 sets a 1, e com isso fica fora da decisão da Copa Brasil 2015. O time celeste, atual campeão do torneio, lutou do início ao fim, mas viu o forte adversário anotar parciais de 24/26, 24/26, 25/17 e 23/25, na partida realizada no Ginásio Taquaral, em Campinas-SP.

O ginásio campineiro também sediará a decisão deste sábado, 24, às 22h, quando o time de Taubaté enfrentará o dono da casa, o Vôlei Brasil Kirin, que também venceu por 3 a 1 o Minas Tênis Clube no jogo de abertura.

“Nossa equipe lutou até o final. A gente fez de tudo e foi um jogo muito disputado. Hoje o saque não foi a nossa principal arma, como vinha sendo. No detalhe eles resolveram melhor que a gente. Contra o time deles, se não rodar a bola na mão, realmente fica difícil. Eles estão de parabéns, jogaram melhor e mereceram o placar de 3 a 1. E fica a lição pra gente, de retomar essa energia nossa para a Superliga. Mesmo classificados para o Sul-Americano a gente queria ir muito pra essa final”, analisou o ponteiro Filipe.

O vencedor da Copa Brasil garante participação no Campeonato Sul-Americano. Mas por ser o atual campeão da Superliga o Sada Cruzeiro já tem vaga assegurada no torneio continental, que acontecerá em San Juan, na Argentina, entre os dias 9 e 15 de fevereiro.

Desde a temporada 2009/10, de um total de 20 torneios, esta é apenas a terceira competição que os cruzeirenses não participam da decisão. Nesse período, com um retrospecto incrível, já foram 17 finais de campeonato, com 14 títulos conquistados.

Cruzeirenses lutaram bastante mas foram superados pelos paulistas – Fotos: Alexandre Arruda – CBV

O jogo

Com muito poder ofensivo dos dois lados, o jogo começou com as equipes forçando bastante o saque. O Taubaté chegou a fazer 7 a 5, mas a Raposa contou com a boa passagem de Filipe no saque e, com um ataque de Éder, chegou à frente no primeiro tempo técnico, em 8 a 7. Os times seguiram disputando ponto a ponto, com os paulistas fazendo 16 a 15 na segunda parada. Muitos erros de saque marcaram o set, mas Sidão acertou no serviço, abrindo 23 a 21. O Sada Cruzeiro chegou a empatar em 24 a 24, mas, com um bloqueio triplo, os paulistas abriram o placar.

Desde a temporada 2009/10, em 20 torneios, esta é apenas a terceira competição que os cruzeirenses não jogam a decisão

Assim como no primeiro set, o segundo começou com equilíbrio e muitos erros de saque. Melhor nas viradas de bola, a equipe do Vale do Paraíba assumiu a vantagem, com 8 a 7 no tempo técnico. Na sequência, o time celeste contou com melhor aproveitamento nos contra-ataques e o bom trabalho no bloqueio para passar à frente e chegar ao segundo tempo técnico com a maior vantagem do jogo, 16 a 13. O Sada Cruzeiro seguiu administrando a liderança até o 22º ponto, quando os paulistas empataram e aproveitaram as falhas azuis para fechar mais uma etapa.

Precisando vencer, a Raposa voltou com um ritmo forte no terceiro set e, com pancada de Leal no contra-ataque, fez 8 a 7 na parada técnica. O time mineiro cresceu em todos os fundamentos, principalmente no bloqueio, chegando a marcar cinco pontos só nesta etapa. E com uma excelente passagem do cubano Leal no saque, a equipe azul disparou no placar abrindo seis pontos, e se manteve à frente até o final para vencer o set.

Mas foi o bloqueio do Taubaté que começou desequilibrando no quarto set. E o time paulista fazia uma etapa impecável, chegando a ficar seis pontos na frente. Era essa a vantagem aos 23 a 17, quando o central cruzeirense Isac chegou ao saque. Brilhante no serviço, o gigante chegou a sacar seis vezes e o placar ficou em 23 a 22, quando William fez uma grande defesa, mas a Raposa não aproveitou. Apesar da reação celeste a equipe paulista fechou em 25 a 23, em contra-ataque de Lipe, e ficou com a vaga na grande final.

Sada Cruzeiro – William, Wallace, Filipe e Leal, Éder e Isac e o líbero Serginho. Entraram Fernando Cachopa, Alan, Douglas Cordeiro e Winters. Técnico – Marcelo Mendez.

Funvic Taubaté – Rapha, Lorena, Lipe, Dante, Sidão, Maurício e o líbero Felipe. Entraram Thiago Sens, Rodrigo, Djalma e Pedro. Técnico – Cézar Douglas

 

 

Categoria: Copa Brasil, Sul-Americano