No Dia Nacional do Doador, time celeste abraça projeto #PartiuDoarSangue

25/11/2019 at 18:48

Com um simples gesto, uma única pessoa pode salvar vidas. A importância da doação de sangue se faz presente durante o ano inteiro e pode dar a chance de construção de uma nova história por parte de milhões de pacientes espalhados nos hospitais do país. Esta segunda-feira, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, data dedicada especialmente àqueles que solidarizam com a causa dos mais necessitados. E ciente do poder que o esporte tem para auxiliar iniciativas do tipo, o Cruzeiro novamente abraça o projeto #PartiuDoarSangue.

Com os atletas Filipe, Isac e Luan como propagadores da ação, o Cruzeiro convida os torcedores cinco estrelas a se cadastrarem no site www.partiudoarsangue.com.br ou no App Partiu Doar Sangue e ir a um serviço de hemoterapia para realizar a doação. Depois que doar, o cruzeirense poderá registrar sua contribuição no site selecionando que doou na Campanha Sangue Azul. A plataforma recebe também cadastro de pessoas que necessitam de doação de sangue, fazendo o elo entre o voluntário e o requerente. Sabendo da importância da campanha, o ponteiro Filipe chamou a atenção para o papel que as instituições esportivas exercem na sociedade.

“Além de fazer o melhor dentro de quadra, temos uma responsabilidade muito grande de levar aos torcedores causas importantes como essa. É preciso que todos saibam a importância da doação e que muitas pessoas talvez estejam à espera de um espera de sangue específico que está em falta nos bancos. É fundamental que todas as equipes se engajem, não somente neste tipo de ação, mas em outras que também tragam melhorias para a sociedade”, declarou. Tal opinião foi corroborada pelo oposto Luan e pelo central Isac. Para o atleta, o esporte e a doação de sangue se assemelham bastante também no quesito “paixão”.

“Vejo a paixão pelo esporte como algo parecido com a doação de sangue, visto que pode ser encaixada como uma paixão pela vida, a paixão pelo próximo. É preciso que o torcedor tenha amor pelo próximo. E os clubes têm participação fundamental na propagação desta ideia”, citou Luan. “Os atletas e os clubes são formadores de opinião. São muitas as pessoas que nos acompanham, que gostam de nosso trabalho. Levar campanhas sociais é de suma importância e fico feliz em poder participar”, completou Isac.

O site www.partiudoarsangue.com.br foi desenvolvido por Orlando Silva Júnior, professor universitário na área de Tecnologia da Informação, e por seu aluno, Thiago Rodrigues, em novembro de 2016. Com o objetivo de acabar com o déficit de doações de sangue no Brasil, a tecnologia conta com 11.300 doadores cadastrados atualmente, tendo ajudado aproximadamente a recuperação de 16 mil pacientes no país.

 

 

Veja informações gerais sobre o que é necessário para doar sangue:

– Ter e estar com boa saúde;

– Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;

– Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local de doação;

– Se o jovem de 16 ou 17 anos estiver desacompanhado, ele deverá apresentar os seguintes documentos do responsável legal: autorização preenchida e assinada (modelo disponível no site www.hemominas.mg.gov.br e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização;

– A partir de 61 anos, o candidato deverá comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior;

– Pesar mais de 50 kg;

– Dormir bem na noite anterior;

– Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter feito tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses;

– Não ter se submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;

– Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

– Se doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de três horas.

 

Com informações da Assessoria do Cruzeiro

 

Categoria: Institucional